quarta-feira, 6 de junho de 2012

Dungeon Command Manual de Regras (Dungeon Command Rulebook)

E eis que desemboca o manual de regras de Dungeon Command.
O novo jogo de skirmisher entre miniaturas que caira agora na área de Boardgames por conta de seu novo Design, tem lançamento para julho, mas seu livro de regras já se encontra disponivel para dowload.


Baixe o Manual de Regras!



E após ler atentamente as regras posso dizer que me impressionei. Em um primeiro momento acreditei que a ausência do uso de dados no jogo pudesse tirar parte da emoção ou consistência do mesmo, mas sinceramente gostei muito da mecânica apresentada.

A parte interessante e que justifica o nome do jogo, é que neste jogo você adota o papel de um comandante. E como tal você precisa, administrar suas tropas, comprar criaturas, equipamentos, magias e com a soma disto enfrentar e destruir as tropas do exército do comandante adversário.

Diferente do playtest original onde o jogo acabava quando o ouro do mesmo findava, agora em sua versão final o que entra em jogo na verdade é a Moral. Se você conseguir quebrar a moral do bando advesário você vence, ou no momento em que seu adversário não tiver mais como trazer "soldados" para o campo de batalha.

Os boosters iniciais vão fornecer tudo o que UM jogador precisa para batalhar. Um exército inteiro, cards, tiles, marcadores e tokens. É interessante saber que além dos cards de criaturas, teremos cards que representam poderes e principalmente os cards de comandante. Que será a base principal das habilidades de seu exército. 

Diferente do Skirmisher anterior, me parece que o novo sistema está mais simples, e pode ser jogado de forma mais rápida. 

Dois adendos me agradaram. 
Primeiro são as regras para multiplos jogadores. Neste quesito os mapas vão simplesmente aumentando a medida que os novos jogadores são inseridos na batalha, e os novos espaços iniciais são demarcados. Os jogos podem ser feitos em em anarquia (free-for-all) ou algo como todos contra todos ou em sistema de times. O que me leva a crer que será um sistema muito disputado e jogado.

Segundo é que me agrada saber que vão existir regras para criação de bandos de guerra avulsos. Obviamente como os jogos oficiais vão depender do lançamento de novos boardgames de guerra, isto será um pouco complicado no inicio. Mas já estão anunciados, 4 boards para este ano e mais 3 para inicio do próximo, ou seja teremos em breve 7 times prontos, e que poderão SER combinados!

Em uma primeira olhada, o manual me agradou, agora falta aguardar para ter os produtos em casa e testar a mecânica de jogo em tempo real.

5 comentários:

  1. E aí Paulo!
    Estarei indo pra serra neste feriado e pensei em te conhecer e trocar uma idéia sobre minis e etc. Sou aqui de Porto Alegre e entusiasta das minis também.
    Manda um email pra arschutz@gmail.com
    Abraço
    Alex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alex!
      Te enviei um mail com meu cel.
      qualquer coisa podes me ligar que conversamos!
      abs,

      Excluir
  2. Bom dia Papa tudo bem?
    Venho acompanhando você pelo forum do D20 Miniaturas ( ainda não me cadastrei, mas pretendo faze lo em breve! ) Sou um antigo jogador de Mage knight e jogador de D&D, pretendo voltar pro mundo das MINIS, tenho algumas dúvidas:
    já tem data pro lançamento desses Start packs?
    Não vai ter mais booster?
    por causa dos cards, as minis antigas não poderam ser usadas?
    As minis novas podem ser usadas nas Skirmisheres antigas?
    Obrigado!
    Renato"Shinsei"

    ResponderExcluir
  3. Olá Renato,

    O lançamento dos starter esta prevista para julho com dois temas: Heart of Cormyr (só de heróis) e Sting of Lolth (temático de elfos negros).

    Não vão mais haver boosters.

    Agora cada "started" é na verdade um boardgame com temáticas diferentes.

    Ao que eu entendi, nada impede você de jogar com as miniaturas antigas. NO ENTANTO, o novo sistema requer vários itens, como um novo card da criatura, cards de poderes, etc que você só adquire comprando o jogo.

    Eu ainda não tenho certeza, mas algo me diz que o jogador NÃO usará todos os cards - com excessão do card da criatura - o que deve iniciar um mercado paralelo de cards. Veja bem estou especulando. Mas acredito que deve ocorrer isto.

    Quando ao uso destas minis nos skirmishers antigos, acho isto mais fácil. Apenas as miniaturas com esculturas novas é que não poderão ser aproveitadas.

    No entanto, vendo o cenário mundial de Skirmisher de D&D, acredito que os jogadores dos sistemas antigos se restringirão a setores beeeeem regionais.

    abs,
    E se puder me seguir no blog agradeço! ;)

    ResponderExcluir
  4. parabens papa, seu blog sempre tem algo bacana para acompanharmos :)

    entao, primeiro teremos herois e elfos negros? sabe quantas minis viriam em cada pack?

    abraço!

    ResponderExcluir