sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Mapas de Lord of The Rings Heroclix

Continuando no assunto referente as miniaturas de O Senhor dos Anéis para Heroclix da Wizkids, quero hoje comentar os 3 mapas com uso frente e verso ilustrando seis locais diferentes para as batalhas dos usuários do jogo.




Os seis locais são:
O porto de Pellenor, A fortaleza de Helm, Minas Tirith, as Minas de Moria, Dique de Helm e um campo de batalha.


Três deles achei maravilhosos, Minas Titith, Moria e a Fortaleza de Helm. Os mapas ficaram ilustrados de forma  idêntica as apresentadas na tela do cinema por Peter Jackson, achei bárbaros.


Os mapas são maiores do que os de DDM, possuem tamanho total de 92 x 60cm, com escala quadricular de 3,7 cm, ou seja 1,2 cm maiores do que a escala de DDM. Ainda assim, os mapas podem ser usados para DDM sem problemas, fiz várias simulações de movimento e posicionamento e o cenário não compromete. Portanto se alguém quiser usar para este fim, os mapas não comprometem.


Como são para Hercoclix, os mapas possuem várias sinalizações e apontamentos para o jogo impressos nos mesmos, mas não comprometem as ilustrações em geral. Outra coisa interessante é que todos os mapas possuem envernizamento, fazendo com que eles fiquem com brilho além da conta. Dependendo do local onde você irá jogar, isto pode fazer com que os mapas parecem muito mais escuros do que realmente são, e alguns detalhes podem deixar de ser visto.


Se você no entanto usa-los em locais com luz natural a visualização dos mesmos será muito melhor aproveitada.


Seguem agora imagens de todos os cenários:


01 - Campo de Pellenor. - Este cenário representa o porto, onde atracam os navios que fazem comércio com Minas Tirith, na obra de Jackson, ele aparece bem quando Aragorn atraca no mesmo com uma legião de mortos vivos.




02 - A Fortaleza de Helm - Achei muito legal o mapa, e acredito que ele fala por si só.



03 - Minas Tirith, simplesmente sem palavras. obviamente observando este mapa em especial notamos que a escala correta deveria ser menor (os locais são, mais distantes um do outro, logo talvez quadrados de meio centimento fariam melhor juz as distâncias) mas temos que entender que é representativo e a finalidade é para um jogo de miniaturas.



04 - As minas de Moria. - Este mapa me impressionou com a riqueza de detalhes do cenário. Cliquem na imagem para amplia-la e verem do que eu falo. Esta ilustração, no entanto sofre em especial com iluminação artificial ao que eu percebi, pois a mesma escurece e muito vários de seus detalhes.

05 - Campo de Batalha; este cenário em especial me traz as recordação do momento em que Aragorn e Frodo se encontram nas ruinas de Amon Hen, mas acho que ele está mais para as ruínas de Weathertop, embora acredito que não deva representar nenhuma delas em especifico. Ainda assim achei um dos melhores cenários - considerando apenas a ilustração e cenário e não o tema a que se refere.


06 - E por último Helm´s Dike, sinceramente achei o piorzinho. Com tantos cenários mais legais a serem retratados fiquei um pouco decepcionado. MAS, como preciso entender que estes mapas são para jogos de miniaturas, entendo que este deve ter sido escolhido por favor estratégico para o jogo especificamente, pois é o único com terreno aberto.


E concluindo a postagem de hoje deixo uma imagem de de um dos cenários onde usei miniaturas de DDM, mostrando que o mesmo é perfeitamente usável para o mesmo fim, embora eu repita, os quadrados sejam maiores. Mas na minha opinião, não comprometem, inclusive dependendo da criatura grande até ajuda.


3 comentários:

  1. Na real eu não jogo heroclix, acabei conhecendo o jogo por conta das miniaturas de Lord of the Rings que me seduziram.

    Mas estou muito interessado em aprender. Já tenho todos os manuais, o que me falta porenquanto é tempo.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante o post. Tava procurando mesmo saber se os ddm podiam ser aproveitados no heroclix e vice-versa. Você poderia também postar uma foto com um heroclix num grid de ddm? E também uma imagem comparando as duas minis? Att

    ResponderExcluir