quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Guerra dos Beholders - Parte II (Beholder´s War)

--------Editado, com uma pequena alteração na função tática do Delver Sergent ---------

Após ter analisado na semana anterior nosso primeiro candidato de muitos olhos, chego agora no segundo companheiro do quarteto. Eye of Shadow, ou Olho Sombrio.


Com um nome destes nenhuma surpresa de se esperar que esta criatura seja talvez a mais esguia dos 4.


Eis o card do nosso amigo:



Como a pontuação é completamente da miniatura original (o Beholder de Deathknell) não vou fazer nenhuma comparação. Desta vez analisarei a criatura por si só.

Eye of Shadow, é até o momento o segundo beholder de menor custo, perdendo apenas para Gauth de Archfiends.

No entanto 55 pontos não se pode dizer que é um custo acessivel para uma criatura. É necessario que a mesma faça muitas coisas por seus pontos. Vejamos se este beholder vale seus pontos.

A exemplo de outras criaturas a AC 25 junto com a defesa reflexos de mesma pontuação e as demais com 24 condizem com os 55 pontos. Até poderia ser um pouco maior, mas não desmerece a pontuação.

75 pontos de vida, ficam um pouco abaixo do esperado, mas novamente nada que comprometa a criatura.

Velocidade de Vôo 6 não seria nenhuma atração, não fosse o fato de que estamos falando de um beholder.
Um ótimo adendo para esta criatura.

Ataque base de +17 para 15 de dano, ficou mediano.

Mas o que interessa vem a seguir, 2 do seu total de 3 ataques ranged em suas ações de ataques são minor. Isto permite a esta criatura se estiver na posição adequada, e combinando todos os seus ataques ranged, a deixar um alvo com 5 de dano necrotico, blinded, dazed, 10 de dano cold e fazer o alvo ter -5 no dano.

WOW!

Ok, fazer 15 de dano não chega a ser tudo isto. Mas somado as condições que a criatura impõe já esta interessante.

Mas como sempre temos alguns probleminhas. Os ataques a distância do beholder possuem ranges diferentes. Um possue Range 8, outro Range 4 e um Nearest. Portanto a combinação acima de três tiros parece que vai ficar dificil de se realizar.

Em tese sim.

Mas vamos observar o restante das estatisticas desta criatura.

Nosso amigo tem 3 poderes especiais. São eles:

Shadowcloak, o torna invisivel enquanto estiver ao lado de paredes contra inimigos não adjacentes.
Sneak attack +10. Lembram do dano acima? ok, acrescentem agora +20 de dano. E temos um total de 35 de dano mais todas aquelas condições.
Fade to black, Teleporte em linha de visão!

Quanto custa mesmo esta criatura?
Apenas observando estes detalhes, Eye of Shadow se torna de longe até o momento o beholder mais forte do jogo (obviamente comparando custo beneficio).

Somando a tudo isto, temos ainda uma adição importante as keywords desta criatura, que além de Aberrant também é Shadow.

Eye of Shadow surpreende por sua capacidade tática e seu poder de ataque, é de longe uma das criaturas mais fortes do jogo.

Como se não bastasse que esta criatura é um remake de uma das peças mais caras de D&DSkirmisher e para RPG, o antigo Beholder de Deathknell, ele agora também se torna uma peça muito eficiente para os jogos de skirmisher atuais. Aconselho amigo a você correr atrás do seu.

Bando de Guerra usando Eye of Shadow:
Shadow Strike; Eye of Shadow 55, Nightwalker Sinister 70, Large Shadow Dragon 48, Delver Sergent 15, Dark Creeper 8, Skeletal Legionaire 3, CR 2 map: Qualquer com muitas paredes com boas LoS, Dragongraveyard é perfeito.

Este bando é muito agressivo. A idéia toda é você partir para tudo ou nada logo na primeira ou segunda ativação. Assim que a rodada se iniciar você usa o poder do Large Shadow Dragon para dar Conceal 11 para o Nightwalker Sinister, e este usa o seu poder de +10 no dano para aliados Shadow no melle ataque.
Assim que você tiver direito a seu turno com 2 ativações, você inicia ativando o Eye of Shadow, que usa Fate to Black imediatamente se posicionando a 2 squares de qualquer criatura alvo. Como você vai estar ao lado de uma parede vai estar invisivel para o seu alvo e tera +2 no ataque e +10 no dano por conta do sneak attack. Observe as defesas do alvo, antes de escolher seu ataque mas o correto e o mais indicado seria Blinding Ray. Atacando com +17 se você acertar, causara 15 de dano e deixara o alvo Blind. Note que até aqui você fez uma ação de movimento e uma Minor action. Em seguida ataque com carga o alvo Blind, que você acabou de atacar. Seu bônus de ataque irá para +20 (+17 base, +2 de combat advantage e +1 da carga - lembra dos 2 quadrados de distancia minima descritos acima?) e se acertar o ataque causará 35 de dano (15 base, +10 sneak, +10 nighwalker).

Feito isto, você age com o Nightwalker Sinister. Usa Shadowwalk e envia o Eye of Shadow de volta em segurança para sua SA, e na sequencia você ataca o alvo do beholder que deve estar blinded com combat Advatage, causando adicionais 30 pontos de dano. Além obviamente de afetar a maioria dos seus inimigos na SA com sua aura necrótica.

Nas rodadas subsequentes você ainda tera seu Large Shadow Dragon, que deverá chegar em segurança para o combate. O Delver estará no bando para garantir um terceiro uso do cp de conceal do Large Shadow Dragon.

Obviamente este assalto poderá mudar de jogo para jogo. Mas em sua grande maioria ele será devastador.

Uma versão bem radical deste bando seria usar 2 Nightwalker Sinister. Neste cenário você teria apenas 4 ativações. Gastaria sua primeira ativação com sua bucha, sua segunda e terceira com a descrição acima, e a quarta vc trocaria os nightwalker de lugar e faria um novo ataque. Note que neste cenário, se ambos os nightwalkers derem seus poderes o dano de cada nightwalker pode chegar a 40.

Fraquesas:
Bandos defensivos. Bandos com suportes adequados de defesa podem segurar o assalto imediato e podem frustrar e muito o uso deste assalto.
Fator Sorte: Com dois titãs fazendo um assalto inicial, é necessário que suas rolagens sejam excelentes. O beholder pode até ter duas chances de deixar uma criatura em uma condição adequada para o ganho de Vantagem de Combate, mas isto deve ser pensando muito bem. O mais indicado é que mesmo que você tenha errado o ataque da condição, use na sequencia o ataque de carga.

3 comentários:

  1. papa, tá errado do jeito que vc postou o uso do CP do delver sergeant, pois na versão nova ficou nerfado, vc só pode usar o CP no início do turno do própio Delver, ou seja, ficou inútil, pois ele não fará nada que presta e vc vai continuar ativando apenas o Eye of Shadow sozinho. Afinal vc ativa uma criatura extra no turno, e não no round, nem pra tentar acumular pro turno seguinte serve, ficou lixão essa cp.
    Se não for pra copiar CP com ele, nem vira usar Delver.

    CP do Delver:
    "Use at start of this creature's turn: You may take a turn with 1 additional creature this turn."

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado amigo.
    Confesso que esta alteração no CP do Delver me passou completamente desapercebida.

    Vou alterar o bando e o texto de combate. Mas muda pouca coisa. Apenas você não fará o assalto na primeira ativação da rodada, mas no seu primeiro turno com 2 ativações.

    ResponderExcluir
  3. Assim como o Eye of Frost, esta warband pode ir bem com 2 Eye of Shadow e o Shadow Dragon. Seria outra estratégia, claro, e uma pena ser dificil adquirir dois deles. Esses beholders novos estão rendendo hein?

    Abs.

    Snow

    ResponderExcluir