quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Quem controla o tempo?

Não é de hoje que o mundo vem sofrendo com as alterações climáticas. E por mais que você pense naquele jargão de que "comigo não acontece..."

E as coisas estão realmente estranhas. Eu resido em um local maravilhoso, a Serra Gaúcha, uma região rica, de beleza natural indescritivel e até pouco tempo atras, teoricamente segura contra as adversidades do tempo.

Mas este "até pouco tempo atrás" esta a dar nos nervos dos residentes da minha cidade. Faz dois anos seguidos (08 e 09) que acabamos sendo varridos por tornados. Em 13 de novembro de 2009 acredito que tenha sido o evento mais sério que esta comunidade já sofreu.

Na localidade de Linha Imperial, a 8 quilometros do centro da cidade, onde residem grande parte dos meus familiares, irmãos, pais, sogros, cunhados, a tempestade foi particularmente aterradora. Todos foram atingidos, particularmente meu irmão foi quem mais sofreu, pois teve sua casa totalmente destruida, entre as fortes rajadas de vento e as pedras de granizo do tamanho de punhos que com força brutal arrebentaram telhas e forro. Foi um dia para esquecer. Fato é que após o acontecido, as familias se uniram e tudo foi reconstruido.

Passado pouco mais de um ano, daquele dia fatidico, graças a deus não tivemos mais tornados, no entanto durante o percurso do ano corrente tivemos uma oscilação nas temperaturas climaticas em minha região que se trasnformaram em uma verdadeira maratona para o organismo.

Noites com temperaturas médias de 3º a 4º e durante o dia em torno de 28º a 30º.

Aqui no sul, nos orgulhávamos de termos as quatro estações do ano bem distintas. Mas verdade seja dita faz algum tempo que nós não temos mais tanta certeza. Nos últimos dois dias nosso clima bateu recorde, em pleno dezembro, habitualmente municiado de um calor fatidico, as temperaturas despencaram, transformando este mes de dezembro de 2010, no mes de dezembro mais frio da história do clima na nossa região.

Em meio a essa mudança drastica na temperatura se encontram:... nós, pessoas normais que temos que conviver com este clima descontrolado. Tenho duas meninas que eu adoro e que basicamente passaram este ano abaixo de remédios. Para terem uma idéia eu cheguei a absurdos R$ 600,00 mensais em remédios nos meses de agosto, setembro e outubro.

Era gripe aqui, sinosite ali, renite acola, faringite delá. E se eu me virava um pouco a coisa atingia além das crianças os adultos também. E la fui eu vitima de um dia de clima desvairado, apanhar uma pneumonia. E assim é com todo mundo ao meu redor. Pelo menos as farmacias, médicos, planos de saúde e de vida devem estar felizes. Bom, alguém tem que estar.

Quanto mais eu penso no clima, e quanto mais eu vejo as ações do clima, não consigo deixar de pensar no livro "Quem tem Medo de Escuro" de Sidney Sheldon, escrito em 2004, - um suspense fantástico, e uma leitura maravilhosa, recomendo a qualquer pessoa - Neste livro, Sidney em seu pósfacio faz uma declaração calorosa e acentuada sobre programas militares espalhados através do mundo, que visam estudar e controlar o clima.

O livro faz apontamentos muito interessantes, sobre diversos cataclismas climáticos que vem acontecendo, linkando muito bem determinadas situações e colocando-as sob suspeitas. Como por exemplo tornados no Brasil, furacões no Japão fora de época, granizo caindo em campos de frutas citricas na Flórida, inundações em Portugal, situações totalmente atipicas que repentinamente se tornam corriqueiras a nivel mundial e não localizadas a ponto comum.

O autor inteligentemente não se compromete ao fazer as suposições, mas de maneira brilhante expõe datas, locais, manchetes e assuntos que trataram de vários assuntos e informações envolvendo as pesquisas climáticas e a corrida armamentista que se seguiu intensamente nos anos 80 com o intuito - entre outros - de controlar o clima.

Mas um grande raciocinio que autor remete e a grande ligação é que; logo após este período é que as grandes mudanças climáticas aconteceram. Apontamentos dos grandes tabloides e magazines internacionais como a Time e o New York Times indicam mudanças drásticas neste periodo de forma global.

E desde então o clima não é mais o mesmo. Hoje se fala em efeito estufa, el Ninõ, la Ninã, e muito se diz que o clima esta fora de controle. Ou será que esta sob controle?

Eu não posso provar nada, nem embasamento tenho, mas juro que atualmente sempre que algo acontece eu penso no livro de Sidney Sheldon e nas últimas três linhas do mesmo:

"Eu dormiria muito melhor se um lider mundial dissesse:
""Todo mundo fala do clima, mas ninguém faz nada a respeito.""
E fosse verdade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário