domingo, 19 de dezembro de 2010

Aprendendo a Jogar DDM - Regras Fundamentais e Excessões

Antes de iniciar a leitura, leia: Aprendendo a Jogar DDM - Construindo um Bando de Guerra

Uma coisa muito importante a se observar sobre o jogo de Skirmish, é que ele é um jogo baseado em regras bases COM excessões. A máxima de que toda a regra tem sua excessão, é verdadeira em DDM, e sem ela o jogo seria basicamente muito simples. Graças a esta quebra nas regras ele é crescente em dinamismo e vivacidade. Forçando seus jogadores a darem o máximo de si para tentar compreende-lo e usufruir o melhor possivel de suas regras.

No entanto, mesmo no mundo das excessões é necessário impor alguma ordem, para que o jogo não se transforme em uma anarquia total.

O jogo é regido por regras básicas que devem ser observadas e seguidas, no entanto as criaturas possuem poderes, habilidades, ataques e outras funções descritas em suas estatisticas que podem quebrar ou não as regras do jogo. Para determinar como uma excessão influencia o jogo siga estas regras de interação:

1. Regras permissivas nas cartas (1. Permissive rules on cards.)
Algumas regras no livro do regras vão setenciar o que as criaturas e jogadores irão poder fazer ou não durante o jogo. Isto é verdadeiro até o momento em que é confrontado por um poder/ataque/habilidade/outro descrito no card de uma criatura. Por exemplo, como via de regra, todas as criaturas podem avançar apenas 1 quadrado ao deslizar (shift), mas algumas criaturas podem possuir uma habilidade que lhes permita deslizar mais de um quadrado. Como a citada abaixo:
“Can shift up to 2 squares when shifting.”
Tradução: "A criatura pode deslizar até 2 quadrados quando deslizar."
Esta permissão da carta de estatisticas triunfa sobre as regras basicas do livro de regras, e permite que a criatura em questão obtenha uma ação que normalmente não é permitida no jogo.

2. Regras restritivas no livro de regras  (Restrictive rules in the Battle Rules.)
Algumas regras restritivas especiais do livro de regras triunfam sobre as regras permissivas dos cards das criaturas. Estas regras usam estas expressões: Não podem ("cannot”) e Somente podem (“can only”). Estas expressões triunfam sobre as regras permissivas dos cards.
Por exemplo, se uma criatura que estiver imobilizada, tiver um poder que lhe permita se mover sob determinada circustância que não a Imobilização, ela ainda assim não poderá se mover.

3. Regras permissivas nas cartas que quebram as regras restritivas do livro de regras (Permissive rules on cards that explicitly break restrictive rules.)
Alguns textos são dispostos na carta de estatisticas de maneira a quebrar as regras restritivas do livro de regras.
Por exemplo o texto abaixo:
“Can move 2 squares while Immobilized.”
Tradução: "Pode se mover 2 quadrados mesmo Imobilizado."
Permite a criatura quebrar a regra restritiva que a imobilização impõe de não se mover.

4. Regras restritivas nas cartas (Restrictive rules in card text.)
O último item se trata das restrições que uma criatura impõe as regras do jogo.
Novamente as mesmas palavras de restrição se impões no texto.
São elas: Não podem ("cannot”) e Somente podem (“can only”).
Estas expressões triunfam sobre as regras permissivas e restritivas do livro de regras e de outros regras de cartas.
Por exemplo um poder com esta descrição:
“Adjacent enemies cannot shift.”
Tradução: "Inimigos adjacentes não podem deslizar".
Esta descrição triunfa sobre a regra permissiva do livro de batalhas de conceder a ação a criaturas com a permissão de realiza-la, e triunfa também sobre qualquer poder que permita a uma criatura de deslizar sobre outras situações.

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