quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Aprendendo a Jogar DDM - Construindo um Bando de Guerra

Antes de prosseguir leia: Aprendendo a jogar DDM - Lendo o Card de Item Mágico

Agora que você já sabe ler e entender os cards com as estatisticas das criaturas e itens mágicos, iremos prosseguir descobrindo como montar os bandos de guerra (warbands).

Inicialmente a primeira coisa que você deve fazer é decidir a qual facção pertencerá seu bando de guerra. Existem 4 facções em jogo e o seu bando só pode pertencer a uma delas. Normalmente você acaba criando seu bando após analisar em qual dos bandos você possui mais miniaturas no caso de ter um número limitado, se você tiver muitas minis, você prossegue escolhendo atráves das criaturas mais interessantes e então observando a que facções elas pertençam. Conseguir minis emprestadas também sempre é uma boa pedida para alcançar o bando ideal.

Aprendendo sobre as facções.

Embora você precise escolher entre apenas uma facção, isto não significa que as criaturas pertencerão ou apenas terão apenas uma facção. Muitas criaturas pertencem a mais de uma facção. As facções omitidas na escolha do momento do bando de guerra, não são descartadas e estão sujeitas a habilidades e poderes versus aquele facção durante o jogo, mesmo que a criatura no momento pertença a um bando de guerra de outra facção.

Sobre as facções:
Fronteiriça (Borderlands). Representada pela cor vermelha, ela contém em sua grande maioria criaturas acostumadas a defender suas fronteiras. São criaturas que ficam nos limites entre a civilização e as areas selvagens.

Civilization (Civilização). Representada pela cor azul, esta facção contém em sua extensa maioria todo o grupo de criaturas capaz de se organizar dentro de sociedades civilizadas. São criaturas acostumadas a construir cidades afastando as áreas selvagens de seu redor.

Subterrâneo (Underdark). Representada pela cor púrpura. As criaturas obscuras, que vagam pelas sombras, mundos subterraneos e planos inferiores se encontram nesta facção. São criaturas em sua maioria vis, com campeões dominadores e cruéis. Em geral as criaturas dos subterrâneo tentam subjugar todas as outras facções.

Inóspito (Wild). Representada pela cor verde. Nesta facção se encontram as criaturas das áreas selvagens. Bestas e bestas mágicas, elfos, ents e várias outras criaturas que defendem e amam a natureza, se encontram nestes bandos. Embora as criaturas inóspitas se defendem e atacam todas as outras facções, elas nutrem maior poder de fogo contra criaturas civilizadas.

Restrições da Criação de Bandos de Guerra

Após a escolha das facções, existem alguns pontos a se observar na construção dos bandos.

Limite de Pontos: Os jogos são realizados com um limite máximo de pontos. No momento de escolher suas criaturas, os pontos de construção das mesmas somados não podem exceder este limite. Atualmente os limites (jogos) oficiais são: 100 pts, 200pts e 500pts. Você pode obviamente estabelecer outros limites, mas eles no geral não são válidos para torneios.

Número de Criaturas: Existe um limite máximo de criaturas a serem usadas em seus bandos de guerra. E este número vária um pouco conforme o limite de pontos. Para 100 pontos é permitido um número máximo de 8 criaturas, e para 200 e 500 pts é permitido um número máximo de 10 criaturas.

Custo máximo de criaturas: Da mesma maneira, conforme a pontuação que se escolhe para realizar o jogo ou campeonato, deve-se obedecer o custo máximo por criatura. Para 100 pontos é permitido um custo máximo de 75 pontos, para 200 pontos um custo máximo de 150 pontos e finalmente para 500 pontos não existe custo máximo de criaturas. Para outros formatos inferiores a 500 pontos use a regra de 75%, ou seja uma única criatura não pode exceder o custo de 75% do total do seu bando de guerra.

Mapa de batalha: Como parte do seu bando de guerra, existe o mapa de batalha. Ele não possui custo, mas possui importância tática relevante junto a seu bando de guerra. Mapas inteiros são usados para todos os jogos acima de 200 pontos. e Meio-Mapas para jogos de 100 pontos e formato Arena.

Campeões não são mandatários. Embora os campeões em sua maioria acrescentem vantagens táticas para seu bando de guerra, não é necessário nem obrigado a presença de um campeão no seu bando de guerra.

Alinhamento: Criaturas boas não podem jogar com criaturas más e vice-versa. Alguns poderes e habilidades podem permitir que criaturas boas e más joguem juntas. As criaturas neutras podem jogar tanto com criaturas, boas, más como com outras neutras. As criaturas boas são representadas pela cor branca no seu card, as más pela cor preta, e as neutras pela ausência destas cores.

Unicas (Uniques): Criaturas com a palavra-chave (unique), não podem ter mais de um representante no bando com o mesmo nome.

Itens: Seu bando não pode conter mais de um item por criatura.

Observe abaixo, a localização para encontrar os alinhamentos e facções nos dois tipos de cards válidos.

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