sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Mind Flyers Terror

Mind Flyer Terror
Bando de Guerra com 8, 9 ou 10 ativações.
Base do Bando: Mind Flyer (Harbinger, 38 pts), Mind Flyer Noble (Lord of Madness, 45 pts), Half-Illithid Lizardfolk x5 (Aberrations, 13pts)
Variações: Versão 8 ativações: Foulspawn  Seer (Legendary Evils 55 pts); Versão 9 ativações: Mind Flyer Noble (Lord of Madness, 45 pts) - Nothic (Archfiends, 10 pts); Versão 10 ativações: 2 buchas a sua escolha.


Algumas criaturas trabalham excepcionalmente bem juntas. Até a pouco tempo, bandos de Mind Flyers eram vistos com criaturas isoladas. Mas com a chegada do Mind Flyer Noble de Lord of Madness isto mudou.
O bando trabalha exclusivamente no sucesso de 2 keywords: Mindflyer e Aberrant.
Ambas as Keywords são afetadas por uma aura especial do Mindflyer Noble:
 
Illithid Noble: (Aura 2) Each Mind Flayer ally in
aura has +4 Attack with c attacks. Each Aberrant
ally in aura has +10 Damage with m attacks.


Nobre Ilitide: (Aura 2) Cada aliado Mind Flayer na aura
recebe +4 em ataques C. Cada aliado Aberrant
na aura recebe +10 de dano com ataques M.


Notem que as buchas deste bando se tornam extremamente ofensivas. Os Illithid Lizardfolk possuem as duas palavras-chaves (keywords): Mind Flayer e Aberrant. Portanto se beneficiam claramente do poder do Mind Flyer Noble.


Ainda analisando o Illithid Lizardfolk , percebemos que ele possue um ataque de rajada (blast) 3 que causa dano e deixa o oponente tonto (stun).


O ataque da peça de 13 pontos no local correto, aumenta de um insignficante +10 para um perigoso +14 vs vontade. Sendo que o ataque pode ser recarregado assim que a criatura sangrar pela primeira vez.


Junto ao bando temos o Campeão. O Mind Flyer de harbinger com um cp poderossissimo:

Use when a Mind Flayer ally causes an enemy to
become Stunned. The duration of the Stunned eff ect
becomes (save ends).

Use quando um aliado Mind Flayer fizer com que um inimigo
se torne Estonteado (Stunned). A duração do efeito de estontear
se transforma em resistência anula (save ends).

Com 6 ou 7 das suas principais peças tendo a keyword Mind Flayer e todas possuindo ataque capazes de estontear o adversário, você controla o fator sorte de forma impiedosa a seu favor.

O meu bando seria com 9 ativações e sua versão final ficaria:

Mind Flyer (Harbinger, 38 pts), Mind Flyer Noble x2 (Lord of Madness, 45 (90) pts), Half-Illithid Lizardfolk x5 (Aberrations, 13 (60)pts), Nothic

A escolha do Nothic se deve principalmente a ele ser uma criatura aberrant que pode se beneficiar das auras do Mind Flyer Noble.

O Mapa para este bando deve possuir área de movimento livres e com opções de defesa segura: King´s Road seria o ideal. Teleport Temple também pode ser muito bom, aconselho a treinar as movimentações antes de usá-lo no entanto.

Para uma versão mais ofensiva aconselho a retirar um Mind Flyer Noble e acrescentar o Foulspawn Seer, que permitira além do cp de teletransporte muito usado e sua fantastica aura de +2 (aumentado os ataques dos Half-Illithid Lizardfolk para possiveis e perigosos +16), mas principalmente porque seu segundo cp não tão usado pode permitir que estas criaturas de 13 pontos consigam fazer até 30 pontos de dano.

O grande ponto fraco deste bando são as baixas defesas e principalmente o fato de que o bando precisa chegar até o adversário para causar estragos. Bandos de ataque inicial usando Flooded Ruins são considerados anti-bandos para este bando de guerra. Da mesma maneira criaturas imunes a estontear também o seriam, mas de forma mais amena.

O ponto positivo é que todas as suas peças são ofensivas, tornando baixas de até 3 peças no bando aceitáveis.

5 comentários:

  1. Bem legal. Não conhecia o Nothic. E um Shadow Flayer no lugar de um Noble, nas versões com 2 Noble?

    Abraço

    Snow

    ResponderExcluir
  2. O Shadow Flyer é uma excelente peça. Mas ele tem uma função de hitter, e seria mais ofensivo, deixando os Half-Ilithids mais por conta. Funcionalmente o Mind Flyer Noble ainda é melhor (nesta formação) por conta dos vários bônus que ele concede as buchas. Ainda assim o bando não ficaria descaracterizado, nem seria menos eficiente com a mudança.

    Outra vantagem da mudança proposta por você é que sobrando 5 pontos você pode investir em uma ativação extra, substituir o Nothic por mais um Half-Ilithid Lizardfolk, ou mesmo acrescentar alguma item mágico ao bando.

    Abraços e obrigado pela opinião,

    ResponderExcluir
  3. Caro "Papa" seguinte comecei a jogar agora e estou com uma dúvida.. lí este post tentando saná-la mais não consegui.

    Não encontrei um lugar para escrever isso. por isso fiz aqui.

    Você podia comentar algum Bando que use a habilidade Dominar (Dominated) como o caso da peça Brain in a Jar.

    Como um bando utilizando essa habilidade funcionaria.

    muito grato desde já.

    ResponderExcluir
  4. Olá Henrique,

    Sobre o Brain in the Jarr especificamente, a Dominação dele não é bem uma dominação, é Como se fosse uma Dominação.

    No livro de Regras para destrincharmos ele temos que observar duas descrições.

    Primeiro "Como Dominado":

    ‘As If’ Dominated
    Is Dominated for the duration of one free action, and is permitted to make a basic attack when not its turn.

    Agora, Dominado:
    Dominated
    Has every limitation of a Dazed creature (see Dazed).
    Can choose only a basic attack when taking an attack action.
    The controller of the creature that last caused this condition chooses which action it takes on its turn.
    For the duration of that action, the creature is
    considered part of the warband of the creature that caused the condition.

    A partir destas duas informações temos o seguinte.

    O ataque do Brain in the Jarr, permite que tanto aliados como inimigos possam realizar ou ataque base, ou uma ação de movimento.

    Perceba que por estar Dominado estas criaturas perdem beneficios de Vantagem de Combate (Combat Advantage).

    Outro ponto interessante é que esta dominação é de curta duração, só até o momento em que a criatura realiza sua ação, quando após ela volta a seu estatus normal.

    Se me permite na próxima semana faço um bando explorando esta habilidade e explicando mais amplamente, mas com outras criaturas ok?

    abs,
    Papa

    ResponderExcluir
  5. Papa muito obrigado mesmo pelo rápido atendimento.. valeu mesmo. não sei muito bem como fazer pra entrar em contato contigo mas acabei de te add no orkut.. e vou postar aqui meu msn. qq coisa me add.. estou aprendendo a jogar e queria comprar umas miniaturas valeu

    henrique_tassadar@hotmail.com

    ResponderExcluir